SLIDE

21 abril 2015

Tipos de Hiperidrose

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Bem, hoje eu trago um assunto muito relevante, quando falamos sobre a hiperidrose.
Não sei como aconteceu com vocês e quando perceberam os primeiros sintomas da "chuva no corpo", mas eu percebi entre os 15 e 16 anos.

Eu realmente não entendia como qualquer atividade que eu realizasse, tinha o poder de me fazer transbordar, em especial nas axilas.

E revirando artigos da internet há pouco tempo, encontrei um bem interessante, do Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois falava dos tipos de hiperidrose que existem e quando estes surgem.

Vou resumir o máximo que puder, pra vocês sobre a origem da hiperidrose em nosso corpo, mas também vou deixar o link direto do site, caso vocês tenham interesse em ler o artigo na íntegra.

A hiperidrose é conhecida como uma doença do suor em excesso, que faz com que seus portadores transpirem mesmo estando parados.

E qual a causa de tanto suor?

Segundo o site do Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

"As glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes. As hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha".


E existe apenas um tipo de hiperidrose?

A resposta é não, a hiperidrose é divida em dois tipos: a primária focal e a secundária generalizada. A primeira tem origem na adolescência ou na infância (acredito que seja o meu caso) e atingem partes do corpo como as mãos, pés, cabeça, rosto e as axilas. E geralmente você não é o único da família a ser "beneficiado" com a hiperidrose, existem mais casos entre os descendentes, no meu caso, o meu irmão caçula tranpira em excesso nos pés e nas mãos. Esta mesma atinge em torno de 2 a 3% da população e por incrível que possa parecer, menos de 40% dos portadores, procuram um médico.

E o segundo tipo, conhecida como a hiperidrose secundária generalizada, não veio de um fator genético, esta transpiração demasiada é causada por condição médica ou pode ser um efeito colateral de alguma medicação. E bem diferente do primeiro tipo da doença, esta pode fazer a pessoa transpirar mesmo em repouso e no corpo todo. 



E quando esta hiperidrose secundária surge?

Geralmente na fase adulta, também difere da primeira, já que está tem as suas origens nas primeiras fases da infância ou juventude.

Eu sei que ficou um tiquinho longo o texto, mas é muito importante para nós (hiperidróticos), sabermos quando começou essa suadeira em nosso corpo, pois só assim, trataremos com mais propriedade da doença.

A minha eu já descobri que é a primária focal, pois surgiu com 15 anos e tenho mais casos na família!
E vocês pessoal, qual o tipo de hiperidrose vocês possuem?

Espero que eu tenha sido clara aqui no post, e quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre a doença, clique aqui!

Beijãoo e até mais meus amores!

E fiquem à vontade para comentar!
Fui!

16 comentários:

  1. Eu tenho nas mãos desde os 9 ou 10 anos, ainda lembro como era jogar videogame com os primos ou amigos e ficarem me zoando porque eu deixava o controle todo molhado rsrs. Se tornou ativa em outras partes do corpo recentemente aos 14~15 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, você já tentou usar a pomada antihydral? Ela é a mais eficaz do mercado para a hiperidrose palmar! Tem no mercado livre!
      Bjoo.

      Excluir
  2. Oi Mariana! Muito interessante seu post. Não sabia de tudo isso. E legal também você compartilhar isso com outras pessoas que possam ter dúvidas sobre o assunto. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! Eu me sinto extremamente bem em compartilhar soluções para a hiperidrose, pois já sofri demais com a falta de informação sobre esta doença. Muito obrigada pela visita e pelo carinho! Beijãoooo ;)

      Excluir
  3. Olha, ainda tenho umas dúvidas hahah' Comecei a sentir minhas mãos suarem logo que entrei na escola, acho que com uns 7/8 anos.Hoje, tenho 16 e ainda suo nas mãos, porém á uns 2/3 anos a sola de meus pés começaram a me incomodar tbm, mas não descobri ainda meu "tipo" de hiperidrose. Gostaria muito de fazer a cirurgia, mas muitas pessoas me alertaram que pode passar o "suador" para outros locais, e assim fico com receios. O que vc me diz? e me recomendaria fazer? Tenho que ir no médico, mas qual seria? dermatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicole! Então a sua hiperidrose certamente é a primária, que geralmente surge na infância ou adolescência!
      A minha surgiu na adolescência, e o a sua hiperidrose é chamada de palmar e plantar! Olha, eu realmente sou sou contra a cirurgia, pois em 80% dos casos, a hiperidrose só troca de lugar mesmo, é a chamada compensatória! Eu já pensei em fazer há 11 anos atrás, mas o próprio médico me desencorajou, acredita?
      Você deve primeiro ir em algum dermatologista e eu conheci uma pomada para o seu caso de hiperidrose, que pode ser passada nos pés e nas mãos, o nome dela é Antihydral e tem para vender no mercado livre, pois ela é importada. Ela costuma dar bons resultados neste caso! E com a idade vai diminuir um pouco também, pois a fase da puberdade, que é entre os 15 e 16 anos, nós tendemos a sofrer um pouco mais com o suor mesmo, ainda mais nós que temos hiperidrose! Deixe seu contato do Face aqui, que te mando o vendedor que compro os meus produtos para a hiperidrose! Beijãoo linda!

      Excluir
  4. Muito legal o blog ainda mais abordando um tipo de assunto, pois tenho uma amiga que é assim a mão e os pés dela suam demais, a mão chega a pingar, vou super indicar seu blog, adorei!!!! Sucesso Bju Bju
    http://divandobyraquelmedeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel querida! Eu super me encontrei neste tema, porque sentia muita falta de informação para os "hiperidróticos" como eu! hehehe. Indica sim para a sua amiga! Eu vou amar! Beijooos e muito sucesso pra ti também!

      Excluir
  5. Tenho hiperidrose primária, palmar e plantar e adorei o blog, já pensei em cirurgia mais tenho um pouco de medo, resolvi procurar alternativas e o blog me ajudou mto... Tem alguma experiência com retemic? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iara, tudo bem? Obrigada por acompanhar o blog!
      Você já tentou o uso da pomada Antihydral? Ela costuma ser bem eficiente para os pés e para as mãos, aliás, eu escrevi um post bem recente, falando tudo sobre essa pomada, que tem origem alemã, mas eu deixei o link da onde você pode encontrar no Brasil.
      Quanto ao Retemic, eu conheço ele, porque acompanho muitas pessoas com hiperidrose, mas eu não faço uso dele, pois os produtos que eu uso já são satisfatórios para o meu caso. Mas ele geralmente é recomendado por um cirurgião torácico, têm pessoas que fazem uso dele, sem antes consultar um médico, mas eu não recomendo, pois ele tem efeitos colaterais, lembrando que ele é um remédio para incontingência urinária e um dos efeitos colaterais dele é a redução do suor. Então você tem que dobrar a quantidade de água que toma, para não gerar nenhum problema com a sua saúde. Mas os médicos recomendam ele sim, mas além de parar a sudorese, ele também tem outros sintomas colaterais, não muito agradáveis como náuseas, boca seca e muito sono. Então te aconselho a testar o uso da pomada Antihydral primeiro, depois partir para o tratamento com o Retemic, mas sempre acompanhado de um médico, para não colocar a sua saúde em risco hein?
      Beijooooo.

      Excluir
  6. Olá pessoal!
    Casos de hiperidrose são mais comuns que imaginamos!Moro no interior de Minas,numa cidade de aproximadamente 90 mil habitantes e tem vários casos por aqui!
    Espero que esse grande mal que nos aflige tanto possa ter uma cura no futuro!
    Ficou lindo seu blog Mariana!
    O nosso grupo no facebook está bombandoAQue bom que as pessoas estão tomando a iniciativa de reconhecer o problema e se ajudarem...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Emerson! O intuito deste grupo assim como o do Facebook é fazer com que as pessoas não desesperem e vejam que há sim, muitas alternativas para se livrar de uma vida de constrangimentos, por conta da Hiperidrose.

      Abraços.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Vendo DRICLOR.
    DRICLOR é um desodorante importado extremamente eficaz que combate o suor excessivo

    Participe do meu grupo sobre o assunto de hiperidrose:
    https://www.facebook.com/groups/FornecedorDeAtihydral/

    Lá no grupo os membros trocam informações preciosas em relação ao assunto.
    Deixe seu depoimento e a alternativa que você encontrou.
    O grupo é fechado. Só quem vê as postagens são os membros que sofrem do problema. Abraço

    ResponderExcluir
  9. A minha começou na infância. É hereditária e emocional também. Horrível isso, prq causa constrangimento. Toda vez que vou apresentar trabalho na faculdade transpiro mto o rosto e as mãos. Além de molhar minhas roupas e de n conseguir usar todo tipo de sandália. Comprei uns produtos,estou esperando chegar. Deus queira q melhore,ou então farei a cirurgia.

    ResponderExcluir