SLIDE

03 março 2015

Porquê eu escolhi não fazer a SIMPATECTOMIA

Olá queridos! Tudo bem com vocês?

No post anterior, eu disse que ia revelar o porquê de não ter realizado a cirurgia que leva o nome de SIMPATECTOMIA, mesmo nos anos seguintes, em que ela já era oferecida pelo SUS.

Quando eu tinha 16 anos, eu estava no auge da minha hiperidrose e através de muita pesquisa na internet, descobri que tinha uma cirurgia que prometia a "cura" para a doença, que no início para mim, nem era uma doença, eu só não entendia a causa, o motivo, a razão ou circunstância de transpirar tanto. Bem, comecei a revirar e vi que a especialidade do médico que realizava a tal cirurgia era o cirurgião torácico. E como não tinha na minha cidade, procurei e achei um em Sorocaba, uma cidade vizinha da minha no interior de SP.

Pois bem, lá fui eu convencer o meu pai para me levar no médico e melhor, convencê-lo de aquilo era uma doença que estava começando a me causar uma certa fobia social. Meu pai acabou por aceitar meu pedido e marcamos a consulta particular e fomos nós para a consulta do tal médico. 

Chegando lá, ele nos atendeu super bem, mas de cara, disse que era uma doença da "moda", e que muita gente estava realizando este tipo de cirurgia na época. Fiquei meio brava quando ele disse isso, pois meu pai já achava que era frescura minha, ver uma operação para parar de transpirar, isso há mais de 10 anos atrás. E o médico acabou nos mostrando e explicando como a cirurgia era realizada, colocou o vídeo da cirurgia para assistirmos. E nos falou um detalhe que mexeu comigo, que 80% das pessoas que realizavam o procedimento, poderiam ter uma compensatória em um ou mais lugares do corpo e que o custo da cirurgia particular era de 10,000 reais. 

Neste momento meu pai só me olhou e disse, vamos embora e agradecemos o médico e seguimos conversando sobre o assunto. Eu ainda estava em dúvida, no fundo queria acreditar que aquela tal "compensatória", que consiste em transpirar em outras partes do corpo para mantê-lo na temperatura ideal, não iria acontecer comigo. E que eu realmente iria ficar sequinha, mas meu pai já me cortou, dizendo que não tínhamos dinheiro para dispor para aquela cirurgia. 

No início, fiquei bem triste, porque queria muito realizar o procedimento. Mas surgiu uma luz que me fez começar a buscar informações sobre a Simpatectomia, de tal maneira, que hoje me sinto plenamente realizada por não ter tido condições financeiras para fazer a cirurgia. Sei que depois de um tempo, ela começou a ser oferecida no SUS, mas eu li tantos relatos negativos sobre ela, que não quis saber mais sobre a cirurgia e fui atrás de outros métodos. E hoje em dia, faço uso do driclor e entre outros produtos.

Agora deixo aqui trechos do depoimento de um amigo que realizou a Simpatectomia e agora cabe a cada um de vocês, decidir pela realização ou não deste procedimento cirúrgico!

 " Na minha opinião, a cirurgia é a última e a pior opção que alguém pode fazer na vida. Fiz a minha tem 15 anos e o suor compensatório que ficou da linha do peito para baixo é assustador e até hoje continua assim". 
(Sérgio Castro, moderador do grupo Simpatectomia: Depoimentos, na rede social Facebook).

Obrigada pessoal, beijos e fiquem com Deus. Até o próximo post!

E deixem suas opiniões, é muito importante para o blog! 
Até!

2 comentários:

  1. Mariana Dino, obrigado por ter citado uma parte do meu depoimento sobre a Simpatectomia Torácica. Ela é devastadora! Depois da cirurgia, a sudorese compensatória acaba com a vida pessoal e social da pessoa. Ela nunca mais é a mesma. Obrigado por divulgar o grupo que tem o André Luiz como seu fundador e eu (Sérgio Castro) e o Charles Linhares, como moderadores, convidados pelo André. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Sérgio Castro.
      Eu é que agradeço pela sua colaboração neste post e também quero agradecer e dizer um muito obrigada a todos os integrantes que fazem parte do grupo Simpatectomia: Depoimentos.
      Abraços.

      Excluir