SLIDE

25 fevereiro 2015

O suor que pode nos levar à depressão

Olá pessoal, tudo lindo com vocês? Desejo que sim!

Bem, hoje eu vou tocar num tema tão delicado para mim. E deve ser para vocês que também sofrem com a hiperidrose!

Como já falei em um post passado, a minha hiperidrose surgiu aos 16 anos, uma época que era 8 ou 80 para mim. Parecia que tudo estava dando certo na minha vida, eu havia passado na seleção de menor aprendiz, que era uma união de trabalho e aprendizado oferecido pelo SENAC. Eu acabei passando numa seleção gigante de meninas da mesma idade que eu e talvez muito mais capacitadas.

Foi aí então que comecei a trabalhar e perceber como as pessoas podem ser ruins com seus comentários, quando reparam na aparência ou doença do próximo. E por conta disso, também comecei a estudar no colégio particular da cidade (um dos melhores na época). E quando parecia que estava indo tudo lindo na minha vida de 16 anos, comecei a perceber que eu transpirava muito, mas muito mesmo. Nas aulas do SENAC e do colégio, às vezes eu esperava todos saírem da sala, para eu sair por último, porque nos dias muito quentes, não só a minha axila transpirava demais, como também, aonde eu me sentava, ficava marcado com sinais de molhado. E no trabalho, como já contei também no último post, eu usava um uniforme preto de início que me fazia cheirar mal no final do dia, pois o tecido era de poliéster. E por conta disso, e da falta de maturidade, insegurança e informação na época, há uns 11 anos atrás, eu comecei a ter crise de choro para ir trabalhar e para me sentir melhor, eu comprava roupas e produtos caros, para que as pessoas notassem as minhas coisas e não o quanto o meu corpo jorrava suor. Acabei por faltar várias vezes do trabalho e do SENAC em dias muito quentes, porque a minha calça jeans estava suada antes mesmo que eu colocasse os pés na rua para ir trabalhar.

Eu achava tão estranho aquilo, porque eu transpirava tanto? Qual era o sentido de tanto líquido saindo de mim? Já troquei de escola, por vergonha das outras pessoas e mesmo gostando de conhecer novas pessoas, acabei por parar de fazer novas amizades por pura vergonha. Foi então, que tive a brilhante ideia de escolher uma faculdade num lugar frio (que eu achava que era frio, mas não era) e convenci meu irmão também a prestar vestibular na tal cidade. E por fim, ele acabou passando no curso de economia e eu não passei, pois não tinha estudado o suficiente, pois meu curso era de moda e um dos únicos que tinham em faculdade pública na época. Mas antes disso, resolvi pesquisar qual era o médico que eu tinha que ir, para ver se melhorava algo na minha vida, que estava se tornando um inferno. Eu não tinha vontade de fazer nada e andava só de preto para cima e para baixo. Meu sonho era usar outras cores, sem que ficassem escorrendo pelos braços. 

Acabei por ir no médico dermatologista na época, e ele me deu a receita do driclor manipulado. Mas não tinha instruções de uso nenhum, vindo da farmácia de manipulação. Só sei que usei do meu jeito e não adiantou absolutamente nada. Então pesquisei de novo e achei a tal cirurgia para quem transpirava demais, a Simpatectomia. 

E fui até um cirurgião torácico da cidade vizinha, e ele me disse na época, que estava na moda ter "hiperidrose", fiquei bem chateada. Mas ele me mostrou o vídeo de como era a cirurgia e me disse que talvez eu tivesse uma compensatória e que o valor cobrado na época, girava em torno dos 10.000 reais. Bem, eu não tinha esse dinheiro e nem meus e por conta disso, eu queria mudar a todo tempo de cidade, de faculdade e de colegas. Pois não suportava viver daquele jeito, não tinha gosto algum por comprar roupas, porque eu odiava pensar que tudo tinha que ser preto. Mas como tudo nessa vida passa e que bom que passa, eu comecei a ler cada dia mais sobre hiperidrose, tentava todos os desodorantes novos do mercado, comecei a ficar perto só de quem realmente gostava de mim. E parei de ser infeliz e deixar essa doença me dominar, nós temos que dominar ela, porque caso contrário, a sua vida pessoal vai se tornar um mar de lágrimas. Por conta do quê? Do que as pessoas dizem, vão dizer mesmo que você seja perfeito e não solte uma gotinha de suor. E se você se dar bem na vida então! Se prepara, porque irá chover de comentários sobre sua aparência.


Eu consegui, e não vou parar por aqui, eu sou formada em moda e pretendo estudar muito, mas muito mais. E há pouco tempo procurei um profissional da área da psiquiatria e conversei com ele sobre tudo. E as palavras dele se repetem na minha mente...

Não carregue o mundo nas suas costas, se nascemos com esta doença, é porque ela tem algo a nos ensinar! As pessoas nos perseguem sim, nós nos sentimos humilhados sim, mas quem decide ter uma vida cheia de tristeza, somos nós! 

E num próximo post, vou falar o porquê eu não fiz a Simpatectomia (que hoje é oferecida pelo SUS), e sou muito feliz por não ter feito. (Essa é uma opinião minha, quero deixar bem claro)!

Beijãooo enorme para todos que visitam o blog e se gostarem, podem comentar, como eu disse e repito! A casa é de vocês! Ops, o blog..kkkkk!

FUI!

Não deseja ser nada além daquilo que você é, e seja o que você é perfeitamente. (St. Francis De Sales)



12 comentários:

  1. Vc é linda até mesmo depois de um café...kkkkkkkkkkkk
    Entao, eu tb tive muitos problemas psicologicos, nao cheguei a depressao profunda, mas tive leve depressao. Tem dias que chego em casa desolado, mas vamos vivendo. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Infelizmente é normal, se não nos cuidarmos e perceber a tempo, acabar caindo na depressão ou ter alguma fobia social. Mas temos que buscar informações e ver qual o remédio ou método funciona para nós e principalmente não deixar a tristeza tomar conta, pois se deixar ela toma mesmo.
      Beijãoo.

      Excluir
  2. "mas quem decide ter uma vida cheia de tristeza, somos nós!"
    Disse tudo! Obrigada por compartilhar sua história aqui!
    :*
    amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda querida!
      É com muita satisfação que compartilho a minha história aqui com a hiperidrose. Muito obrigada por acompanhar o blog!
      Beijãoo.

      Excluir
  3. Isso mesmo seja feliz, do jeito que você é, aprenda contornar o que te traz para baixo. O mundo será um lugar muito melhor depois que as pessoas pararem de julgar as demais.

    Meu irmão também tem esse problema, e acho que ele está em busca de uma alternativa com botox (não sei ao certo), mas acredito que ainda não fez o tratamento.

    Abraços

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Aonde seu irmão tem hiperidrose? nas mãos, pés, axilas?
      Caso seja nas axilas, o indicado seria o uso do antiperspirante Driclor, eu faço uso dele e para mim, tem sido ótimo. O botox também é bem aceito, mas tem resultado de apenas 6 meses e não costuma ser barato as sessões. Avisa ele sobre o driclor, no blog tem dicas de como faço uso dele e posso indicar o vendedor que compro com ele, pois o mesmo é trazido de fora do Brasil.

      Beijãoooo!

      Excluir
  4. Oi Mariana!

    Entendo como deve ter sido difícil para você e sua situação. Mas que bom que conseguiu lidar sem a necessidade da Simpatectomia. Gostaria de saber porque você decidiu não fazer a cirurgia.

    Besitos e parabéns, belo post,

    Dianah B (http://sexogranolaerock.com/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado. Então quando eu decidi procurar um cirurgião torácico para ver quanto custava e como era a cirurgia, eu tinha muita pouca informação sobre como tratar a hiperidrose, isso já faz 11 anos. Então fui até lá com meu pai e o preço da cirurgia era em torno de 11,000 na época e ainda por cima, não era uma cura. Pois você corria o risco de parar de suar em um lugar e começar a transpirar em outros lugares do corpo. E mesmo depois da cirurgia ser oferecida no SUS, eu continuo feliz em não ter realizado a mesma, pois faço uso de antiperspirantes e tomo alguns cuidados. E isso me deixa ter uma vida mais saudável, sem a necessidade da Simpatectomia.

      Um beijãoooo!
      E obrigada mais uma vez!

      Excluir
  5. Olá Mariana, parabéns pelo blog.
    Estou procurando todo tipo de informação sobre a hiperidrose, pois meu marido sofre com isso, ele tem suor generalizado, da cabeça aos pés, principalmente a noite, pode estar o frio que for, ele molha a roupa, a cama, travesseiros e quem estiver junto (no caso eu).

    As roupas dele ficam manchadas, o cabelo vive com cheiro de cabelo sujo, é muito difícil conviver com essa doença, ja procuramos um dermatologista, que só nos fez desanimar mais, dizendo que como ele sofre de hiperidrose generalizada, não tem muito o que fazer.
    Você que soube amenizar e conhece mais sobre isso, tem alguma luz para nós?

    Abraços!

    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora, tudo bem? Que ótimo que tenha gostado do blog, fico muito feliz.
      Então eu faço uso do antiperspirante Driclor nas axilas, mas ele é indicado para passar no corpo todo. No cabelo e rosto, o mais indicado para estas áreas sensíveis é o uso do antiperspirante odaban. Estes produtos são utilizados à noite, antes de dormir e retirados pela manhã. No início ele pode passar durante 5 dias direto, senão houver irritações na pele. E eles prometem dar bons resultados, eu não tenho o que reclamar deles. Pois eu sofria muitooo também com a hiperidrose, hoje já posso dizer que levo uma vida mais normal. Mas estes produtos são importados, então caso você tenha acesso ao facebook, vou te passar os grupos sobre a doença para você acompanhar e o meu vendedor de confiança, que também tem hiperidrose pelo corpo todo.
      Espero poder ajudar! Um enorme beijo
      Segue os links:
      https://www.facebook.com/groups/hiperidrose.st/
      https://www.facebook.com/litiberto.valenca?fref=ts
      https://www.facebook.com/groups/214677605409922/?fref=ts

      É só copiar cada linha do link acima e pedir para entrar no grupo e adicionar o vendedor, qualquer dúvida, me avise!
      Beijos Debora!

      Excluir
  6. Você é tão linda <3 Ando lendo o seu blog e, sério, muito obrigado! É bom saber que, nós, hiperidrosos, não estamos sós. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho com o blog e continue nos acompanhando.

      Abraços.

      Excluir