SLIDE

19 fevereiro 2015

Uniforme + Trabalho = SUFOCO



Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu vou falar de um assunto que já me deu muita dor de cabeça: UNIFORMES no ambiente de trabalho!

Isso mesmo, eu comecei a trabalhar bem cedo, quando tinha 16 anos (no auge da minha hiperidrose) e tive grandes constrangimentos com esse tal de "uniforme" para trabalhar. Daí eu ouvia muita gente dizendo:

"Ah mais é ótimo ter uniforme, porque assim eu economizo as minhas roupas e tal", concordo plenamente, mas para a nossa realidade não é tão simples assim. 

O meu primeiro emprego oficial foi numa grande loja de roupas da minha cidade natal. E o meu primeiro uniforme era preto (UFA...!!!), mas de tecido poliéster, ou seja, mesmo eu que não tenho bromidose, acabava com mal cheiro no final do dia e por conta disso, tentava manter distância dos outros funcionários. 

Posteriormente, na mesma empresa, acabaram por trocar o uniforme e daí sim, começou o meu sufoco, porque o novo era uma camiseta de algodão laranja, bem justa ao corpo, aquele que causa as indesejáveis pizzas. 

Usei um dia apenas o novo uniforme, cheguei ao final do dia com dor nos braços, pois fazia de tudo para não abaixar, para não concentrar o suor nas mangas, mas mesmo assim, não teve muito jeito e fui embora no final do expediente quase chorando de vergonha. Foi assim que tomei uma decisão, não vou aceitar isso e vou exigir que eu tenha ACESSIBILIDADE no meu trabalho, pois a hiperidrose é sim uma doença. 

E ninguém tem que se sentir humilhado em seu ambiente de trabalho. Pois cheguei na minha gerente e falei, que ou ela me autorizava a fazer as minhas blusinhas sem mangas na cor do uniforme ou eu estava fora da empresa, isso mesmo, fui radical, porque não queria ter que passar por aquele constrangimento de novo e de novo.

E para minha alegria, ela aceitou!!!! E eu fiz uns três modelos de blusinhas no tecido bem fresquinho e a minha rotina no trabalho continuou sem maiores problemas. Mas é claro, que eu tinha que explicar para as novas funcionárias, o motivo pelo qual meu uniforme era diferente (Porque todas queriam poder ousar e ter uniformes mais frescos também..kkkkk).

Passando um tempo eu fiz 18 anos e fui estudar e trabalhar em outra cidade e novamente me vi com o mesmo problema, quando eu avistei o uniforme das funcionárias e vi que era uma camiseta mais colada no corpo, da cor azul desbotado e meio misturado com cinza na lavagem, pensei, lá vai eu novamente explicar que eu não posso usar esse tipo de uniforme, ah não ser que o gestor me autorize a cortar as mangas. E para minha sorte tinha uma funcionária na empresa que tinha hiper também, mas não nas axilas e sim nas mãos, então ele entendeu o meu problema e lá fui eu cortar as mangas do uniforme, que acabou virando uma regata fresquinha e mais cavada. Mas ele me orientou, que quando o gestor geral viesse, eu tinha que colocar uma camiseta fechada, porque é ordem da empresa não modificar o uniforme, eu acabei concordando, mas este gestor geral nunca apareceu e eu continuei por trabalhar fresquinha!

Agora pessoal, eu contei um pouquinho da minha história em relação aos uniformes, porque no que depender de mim, irei lutar por mais ACESSIBILIDADE no ambiente de trabalho. 
Pois não somos obrigados a trabalhar com roupas que mancham e nos trazem vergonha por estarmos molhados.

A dica que dou para quem já está trabalhando ou está à procura de um emprego, é vá ao seu futuro emprego ou atual (caso você já esteja passando por isso!) e converse sobre a sua real situação, para solucionar este problema do uniforme. E você que está passando por entrevistas, é muito importante perguntar se é obrigatório o uso de uniformes e como eles são!

E não tenham vergonha de expor que você tem hiperidrose e que isso sim, é uma doença, capaz de nos tirar do convívio social e até sair de um trabalho por vergonha, porque existem pessoas maldosas sim, que irão rir ou comentar que estamos sujos, por nos ver molhados na empresa. 

E homens que tenham que trabalhar de social, falem também com os seus gestores, caso o tipo do tecido ou o modelo do uniforme, esteja te causando algum constrangimento. 
Eu tenho certeza, que se nós lutarmos por isso, conseguiremos nossos direitos de nos sentirmos bem no nosso trabalho.

OBS: E para quem não usa uniformes....VIVAAA!!! (só não vale ser escandaloso viu? kkk)




 Bye Bye pessoal e fiquem com Deus!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário